terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Reflexão dos medos


"Tu pensas que tens medo da morte, mas, na realidade, do que tu tens medo é da vida. Sem vida não há morte, e todos os dias tu corres o risco de partir, corres o risco de não acordar mais, e nunca mais voltares a ver as pessoas que realmente amas. Tu tens medo do que está para além disso. Tu não sabes se há vida depois da morte, não sabes se o céu ou o inferno existem. Tu pensas que sabes o que vais fazer do teu futuro, mas na realidade tu és simplesmente um boneco do destino que te obriga a fazeres aquilo que ele quer. Tu não controlas os outros, o mundo não gira à volta dos teus sentimentos, os outros não são comandados por ti.
Tu não podes viver a tua vida com medo do escuro, porque na realidade não é o escuro que te atormenta, é sim o que lá possa estar, é sim os segredos de algo que tu não consegues ver nem controlar, é sim o medo do desconhecido, o receio do que possa aparecer num espaço onde tu não consegues ver, porque os teus olhos não vêm algo que não esteja iluminado.
Tu achas que tens medo da solidão, mas, sinceramente, tu não tens. Não tens porquê? Porque tu tens medo de ti mesmo. Tu não ficas só de um momento para o outro, não ficas sem ninguém porque sim, tu ficas sem ninguém porque tu o provocaste. Tu ficas só, simplesmente porque erraste, porque não fizeste o que tinha de ser feito. Tu não tens medo da solidão, a solidão é só uma consequência dos teus actos, é só um depois de um antes errado.
Tu não tens medo de cair, tu na realidade tens medo de estar levantado. É estranho porque tu todos os dias corres o risco ter uma recaída, corres o risco de ires a baixo, e por algum motivo que nem tu percebas, cais. A culpa não é da queda, mas sim daquilo que te mantinha em pé, a culpa é daquilo que não teve força para te segurar, não teve força para não te deixar cair quando estavas prestes a faze-lo, a culpa é toda das forças que juraram lealdade e não a cumpriram.
Tu não tens medo de ninguém, tu tens medo das atitudes desse alguém, porque são elas que te fazem pensar e tirar conclusões sobre a vida de uma pessoa que tu não conheces realmente. Ninguém é macabro por natureza, ninguém faz coisas horríveis porque quer, as pessoas, tal como tu, têm dias piores, pessoas que não suportam e atitudes que não são as melhores. Ninguém tem culpa de ser como é, todos nós, tu, eu e todos os outros, somos assim, somos incompreensíveis de certa maneira e tão maravilhosos de outra. Tu não tens medo de ninguém, simplesmente tens medo da tua interpretação das atitudes e dos problemas dos outros.

Tu não tens medo da tristeza, na realidade, tu tens medo da felicidade. Sinistro não é? Mas a cada palavra que tu dizes, a cada palavra que tu ouves, a cada momento que tu passas, a cada sorriso que tu dás, há alguém no mundo a chorar, alguém no mundo com a cabeça debaixo da almofada, há alguém a sofrer. Para tu estares feliz, há sempre alguém que se sacrifica, há sempre alguém que está triste, há sempre alguém que não está feliz. Quando é ao contrario, eu sei que tu passas na rua e te sentes cada vez pior quando vês alguém feliz, parece que nada é justo e que só queres desaparecer, só queres voltar para o lugar de onde vieste e não sair do teu quarto."
Agora reflictam e depois digam-me o que têem a dizer sobre isto.








18 comentários:

  1. Querida amiga, não que ter medos, apesar da tua gostosa crónica, talvez mais opinativa.
    Há que enfrentar todos os desafios que a vida nos põe, sempre com otimismo. Se não te impostas, penso assim, vou deixar um link dum vídeo televisivo, em que falo de como enfrentei o especto da morte. O vídeo está no fim do meu currículo. Afinal o caso faz parte da minha trajetória de vida e acho de muito interesse.
    O meu Blog principal se designar MILAGRE, não é um acaso.

    http://adiafalitaletia.blogspot.pt/

    Ah podes abrir em DANIEL COSTA - ESCRITOR E POETA.
    Desculpa-me e beijos de amizade.

    ResponderEliminar
  2. Ótimo texto sobre os medos, amei.

    Beijos da Bia! plumasepaets.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Agradeço os vossos comentarios querido daniel,querida tulipa e querida biazinha!! Muito obrigada e voltem sempre!!

    ResponderEliminar
  4. Daniel Costa não consigo aceder a isso mas,de qualquer maneira,obrigada pela partilha!! Beijinhos e volta sempre!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joaninha:)

    Tenho alguns medos como toda a gente mas o meu maior medo é morrer sem conseguir ver o meu filho bem.
    Belo texto que nos ajuda a reflectir:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois,pois,a mim,o meu maior medo é mesmo o medo de morrer mais cedo do que o previsto por mim. Tenho medo de morrer e deixar as minhas artes de ponto de cruz por acabar. Beijinhos e volta sempre querida formiguinha!!

      Eliminar
  6. Joaninha, estou aqui para agradecer tua visita ao meu modesto espaço. Quanto ao teor do post, é tema apaixonante e polêmico, como é dito no início, existe incertezas para depois da morte, exceto para os espíritas que sabem que após o desencarne irão para o mundo espiritual, onde ficarão um tempo, para depois voltarem a terra em outro corpo.
    Um abração. Tenhas um bom dia.

    ResponderEliminar
  7. Olá!!!, Deus te abençoe bom dia, amiga com certeza o
    medo transforma a cabeça das pessoa, post ótimo
    obrigada pela visita sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Joaninha!! lindo texto MEDO todos nos temos alguns poucos e outro menos ,mas ele existe e temos que vencer. Querida sou tua seguidora e me alegraria muito se pudesse retribuir,seguindo meu blog também. Deixo meu carinho e paz.
    http://reginalayddepaz.blogspot.com.br

    Deixo este texto para sua reflexão:No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4:18

    ResponderEliminar
  9. Olá Joaninha,

    Medos, quem não os tem? Há que saber superá-los!

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  10. Muito bacana esse texto Joaninha. Cada um tem seu medo.
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    Obs: o template tá demorando um pouco pra abrir, já pedi ajuda. Se puder aguardar, eu agradeço.

    ResponderEliminar
  11. Muito bom o texto! Eu acho que a gente só vive em paz quando consegue enfrentar os nossos medos :)
    beijinhos ;*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. O texto é maravilhoso ! Mas não devemos deeixar que nosso medos nos impeçam de conseguir alcançar nossos objetivos :)
    Beijos , Sarah
    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. O texto é lindo. Medo todos nós temos e enfrentá-lo é um grande desafio da vida. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  14. Que belo texto para reflexão!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  15. Adorei o texto, o medo muitas vezes é uma grande barreira nas vida das pessoas e um grande desafio é tentar superar-lo !
    Beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderEliminar
  16. Amei o texto, tenho medo de tanta coisa :/
    Beijos!!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderEliminar